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Embraer Voa Alto com Nova Estratégia de Peças de Serviço

Por mais de 40 anos, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) esteve envolvida na concepção, desenvolvimento, fabricação, venda e apoio a jatos executivos, jatos comerciais (com até 120 lugares) e aeronaves de defesa. Ela produziu mais de 5.000 aeronaves que operam em 92 países em todo o mundo.

À medida que sua base de clientes cresceu, a empresa experimentou um aumento dramático na demanda por serviços de peças de reposição. A equipe de logística da Embraer concluiu que seu ERP e sistemas legados não conseguiram atender às necessidades de sua organização de serviços cada vez mais complexa.

Além disso, os sistemas de peças existentes da empresa tornaram difícil consolidar dados de inventário e calcular os requisitos de estoque. Essa falta de funcionalidade crítica estava causando níveis de serviço insuficientes, pouco giro de estoque e altos níveis de estoque obsoleto.

Solução Única Oferece Melhoria de Inventário

A Embraer precisava implementar um processo de planejamento de peças mais sofisticado. Depois de analisar as opções disponíveis e concluir um processo formal de RFP, a empresa selecionou a solução PTC Service Parts Management para substituir o seu software de peças existente.

A solução PTC permitiu à Embraer usar uma única estratégia para gerenciar relacionamentos de intercâmbio complexos, reequilibrar o inventário em uma rede global, criar locais e tipos de peças com atributos associados, prever diferentes fluxos de demanda e automatizar o processo de reposição de inventário.

As Novas Capacidades de Peças de Serviço Geram Excelência Operacional

O PTC Service Parts Management permitiu que a equipe de planejamento de peças de reposição criasse previsões precisas de consumo de peças que, até agora, reduziram os estoques de aviação comercial em 12,5% e melhoraram o estoque em 35%, melhorando os níveis de serviço. Ao alavancar os novos recursos e processos, o grupo de aviação executiva conseguiu alcançar um crescimento impressionante no volume de negócios sem um aumento no número de funcionários.

As informações melhoradas de planejamento de peças permitiram à Embraer evitar compras desnecessárias, aumentar as rotações de estoque, reduzir custos e melhorar a visibilidade em toda a sua rede de peças de serviço. Com a capacidade de gerar previsões precisas conforme necessário, a equipe de logística conseguiu alcançar seus objetivos desafiadores para a disponibilidade de peças na prateleira.

Talvez o mais importante, o PTC Service Parts Management ajudou a transformar a cultura de serviços da Embraer. A equipe de planejamento agora pode usar a plataforma PTC para prever os requisitos do fornecedor e realizar um planejamento colaborativo com os clientes da empresa. Desde a implementação da solução PTC, os resultados da qualidade do serviço para grupos-chave de clientes melhoraram drasticamente.

A Embraer está usando o PTC Service Parts Management para criar um ecossistema de logística integrado, dando-lhes uma poderosa capacidade para controlar ainda mais os níveis de estoque e melhorar a prestação de serviços.